top of page
Lídia Serejo
Irma Skenderi
EMNSC professsores
EMNSC professsores
EMNSC professsores
Jorge Trindade
Gonçalo Pereira
Carlos Silva
Rui Mirra
João Alves
Nuno Ribeiro
Raimundo Semedo
João Duarte
Tatiana Almeida
Ana Guerreiro
Carlos Gutkin
Diogo Ribeiro
EMNSC professsores
EMNSC professsores
EMNSC professsores
EMNSC professsores
Bernardo Marques
EMNSC professsores
EMNSC professsores
Madalena Reis
Manuela Fonseca
EMNSC professores
EMNSC professsores
Paulo Aguiar
EMNSC professsores
Pedro Baião
Tiago Vieira
Daniel Bento
Daniel Godinho
João Crisóstomo
Álvaro Pinto
Jorge Teixeira
EMNSC professsores
Paula Fernandes
Rita Mendes
Ana Paula Góis
Andrzej Michalczyk
Ricardo Mota
João Diogo Duarte
Luís Tavares
Professores EMNSC
EMNSC professsores
Jaime Reis
Pedro Figueiredo
Rosa Pinto
Ana Paula Rodrigues
João Rolla
Raquel Matos
Regina Mostardinha
Sandra Martins
Sofia Vieira
Carolina Gaspar
Henrique Piloto
Teresita Marques
Carla Ribeiro
Carolina Carvalho
Claudia Finote
Ricardo Mota

RICARDO MOTA

Iniciou os seus estudos musicais aos 7 anos na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, em Linda-a-Velha, nas classes de violoncelo da Professora Catarina Anacleto e, três anos mais tarde, do Professor Andrzej Michalczyk.

 

Prosseguiu a sua formação com o Professor Luís Sá Pessoa na Escola de Música do Conservatório Nacional e, mais tarde, foi admitido no Conservatório de Zwolle (Holanda), na classe do Professor Jeroen Reuling.

 

Integrou, como membro efetivo, a Orquestra Sinfónica Juvenil, formação com a qual se tem apresentado regularmente a solo e da qual foi chefe de naipe até 2008.

Participou em inúmeras masterclasses e cursos de aperfeiçoamento, orientados por conceituados artistas como Ivan Monigheti, Márcio Carneiro, Gary Hoffman, Elias Arizcuren, Xavier Philips, Peter Bruns, Xavier Gagnepain, Paulo Gaio Lima, Jaap Kruitoff, Jeroen Reuling, Francois Guye, Levon Mouradian e Michael Bochmann.

 

É violoncelista e membro fundador do Quarteto de Cordas “São Roque”, com o qual tem atuado por todo o país e no estrangeiro (Irlanda, Luxemburgo, Andorra, Inglaterra, México).

 

Colaborou com diversas orquestras nacionais como a Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Metropolitana, Sinfonia B e Sinfonietta de Lisboa, sob a direção de Julia Jones, Peter Rundel, Joana Carneiro, César Viana e Vasco Pearce de Azevedo.

 

Em 2008, iniciou em Chicago a formação de Professor do Método Suzuki com Tanya Carey, uma prestigiada professora e violoncelista norte-americana.

 

É membro da SAA (Suzuki Association of the Americas).

 

Em 2009, concluiu a Licenciatura em Violoncelo na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe da Professora Clélia Vital.

 

Atualmente, encontra-se a concluir o Mestrado em Pedagogia do Instrumento na Metropolitana/Universidade Lusíada, onde trabalhou sob a orientação do Professor Paulo Gaio Lima.

 

Enquando docente, foi coordenador do programa do Método Suzuki para Violoncelo no Conservatório Metropolitano de Música de Lisboa, e lecionou também na Escola de Música do Conservatório Nacional.

 

É professor na Academia de Música de Lisboa desde o início do ano lectivo 2011/2012 e na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo.

bottom of page