top of page
Lídia Serejo
Irma Skenderi
EMNSC professsores
EMNSC professsores
EMNSC professsores
Jorge Trindade
Gonçalo Pereira
Carlos Silva
Rui Mirra
João Alves
Nuno Ribeiro
Raimundo Semedo
João Duarte
Tatiana Almeida
Ana Guerreiro
Carlos Gutkin
Diogo Ribeiro
EMNSC professsores
EMNSC professsores
EMNSC professsores
EMNSC professsores
Bernardo Marques
EMNSC professsores
EMNSC professsores
Madalena Reis
Manuela Fonseca
EMNSC professores
EMNSC professsores
Paulo Aguiar
EMNSC professsores
Pedro Baião
Tiago Vieira
Daniel Bento
Daniel Godinho
João Crisóstomo
Álvaro Pinto
Jorge Teixeira
EMNSC professsores
Paula Fernandes
Rita Mendes
Ana Paula Góis
Andrzej Michalczyk
Ricardo Mota
João Diogo Duarte
Luís Tavares
Professores EMNSC
EMNSC professsores
Jaime Reis
Pedro Figueiredo
Rosa Pinto
Ana Paula Rodrigues
João Rolla
Marta Costa
Raquel Matos
Regina Mostardinha
Sandra Martins
Sofia Vieira
Carolina Gaspar
Henrique Piloto
Teresita Marques
Carla Ribeiro
Carolina Carvalho
Claudia Finote
Filipe Dias

FILIPE DIAS

Nasceu em Reguengos de Monsaraz e foi aí que iniciou os seus estudos musicais, aos dez anos de idade, na Banda Filarmónica de Reguengos de Monsaraz.

 

Aos doze anos, ingressou na Escola Profissional de Música de Évora, onde estudou com os professores Sérgio Oliveira e Nelson Caetano.

Em 1998 ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa onde estudou com o professor Manuel Jerónimo. No ano seguinte ingressa na Escola Superior de Música,  Artes e Espetáculo do Porto, na classe do professor António Saiote.

 

Em 2000, ingressou na Academia Nacional Superior de Orquestra na classe do professor Etienne Lamaison, onde concluiu a Licenciatura.

 

Fez várias Masterclasses com professores como: António Saiote, Nuno Silva, Luís Gomes, Walther Boeykens, Karl Leister, Michel Arrignon, Hakan Rosengren, Venâncio Rios, Yehuda Gilad, entre outros.

 

Em Agosto de 1998 participou na 6ème Academie d´Ète Bufett Crampon em Evien – França. Em 1993, foi 1º classificado no concurso “Prémio Jovens músicos”, RDP, a nível médio.

 

Em 1994, foi o representante português no Concurso Europeu de Clarinete para a juventude da EMCY, obtendo para além do 4º lugar, o prémio pela melhor interpretação da peça imposta, “Langará” de Alexandre Delgado, composta para o evento.

 

Em 1997, foi vencedor do 1º prémio no concurso “Jovens Clarinetistas” nível superior, concurso realizado em Vila Nova de Gaia.

 

No ano de 2004 foi galardoado com o 2º lugar no Concurso Internacional de Benidorm. Realizou recitais pelo país, Bulgária, França, Espanha e Moçambique.

 

Foi convidado para realizar um recital integrado no II CLARMEETOPORTO no Porto em 1999 e no X Congresso Internacional de Clarinete de Lisboa em 2007.

 

Pertenceu ao quarteto de clarinetes “Modus”, quarteto de clarinetes “Gingão”e Orquestra de clarinetes do Porto.

 

Já atuou como solista com a Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra de Cascais e Orquestra da Academia Nacional Superior de Orquestra.

 

Lecionou a Classe de clarinete no Conservatório Regional de Tomar, Sociedade Filarmónica Gualdim Pais (Tomar), Conservatório Metropolitano de Música de Lisboa, Escola Profissional de Musica de Évora, Academia de Música de Almada, Conservatório Regional do Baixo Alentejo, Projecto “Orquestra Geração” e curso profissional da Academia de Música de Alcobaça.

 

Tem participado como convidado na Orquestra da Fundação Calouste Gulbenkian, Orquestra Nacional do Porto, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra de Sonhos, Orquestra A2M, Orquestra de Nuno Feist, Ensemble Lisbon XX-XXI e Orquestra OCP.

 

Atualmente é também clarinete solista na Banda da Armada, professor de clarinete e música de câmara no Instituto J. Piaget de Almada e na Academia Nacional Superior de Orquestra. Leciona a disciplina de clarinete na Escola de música de Nossa Senhora do Cabo em Linda-a-Velha

bottom of page