Diogo Gomes | Crescer com a Música
- EMNSC
- Feb 22, 2016
- 2 min read
Foi com 5 anos de idade que o Diogo Gomes começou a estudar percussão na EMNSC, com o professor Carlos Girão.
"Comecei com o instrumento que ainda hoje me maravilha e deslumbra, de manhã à noite." conta-nos.
Mas o Diogo conta-nos também que se lembra perfeitamente de, no início, não gostar de nada que estivesse relacionado com a música.
Valeu-lhe, e à música também, a persistência dos pais, que nunca desistiram. E na verdade, uns anos mais tarde tudo mudou. Aos poucos, o seu mundo foi-se transferindo todo para a Escola de Música e foi na EMNSC que fez grande amigos, como o Luis Tavares e o Pedro Baião.
Quando chegou ao secundário, já sabia que o seu futuro estaria indescutivelmente ligado à música.
"Nessa altura tinha 49 horas de aulas por semana mais umas 5 de estudo. Sempre fui bastante estudioso e aplicado, por vontade própria. A vontade de ser "o melhor" era mais forte, e dava-me mais adrenalina, do que o brincar ou o que quer que fosse."
"Na EMNSC conheci e trabalhei com professores que foram muito importantes e me influenciaram positivamente : Abel Cardoso, Carlos Girão, Pedro Figueiredo, Henrique Piloto. Os meus professores de percussão, composição e orquestra, respetivamente."
"Depois, de igual forma, os meus pais, que sempre me empurraram para a frente e me apoiaram em tudo o que eu escolhi desde miúdo."
Quando terminou a sua formação na EMNSC entrou para a ESML - Escola Superior de Música de Lisboa e no segundo ano, foi estudar para a Holanda para o Royal Conservatoire of Den Haag em Erasmus.
Terminou a licenciatura em 2012 e o Mestrado em 2014, iniciando nesse ano trabalho como docente no Conservatório Regional de Castelo Branco e no Colégio Pedro Arrupe.
Foi também em 2014, que iniciou o mestrado em performance no Royal Welsh College of Music, em Cardiff, País de Gales.
"Já passei por mil e um sítios. Fui tocar por toda a Europa, toquei a solo no BBC Proms no último ano e na Welsh National Opera. Toquei em musicais em Londres e também em espetáculos de circo moderno."
Cheio de sonhos e projetos está neste momento a terminar o Mestrado em performance, em Cardiff no Royal Welsh College of Music and Drama e pretende iniciar para o próximo ano o Mestrado em Jazz. "Quanto a projectos "a decorrer", estou a tratar da minha dissertação de mestrado: viajar pela Europa com o meu irmão e o meu cão a tocar com músicos de rua nas capitais europeias."
"A EMNSC preparou-me e permitiu-me e a muitos outros músicos chegar mais longe. Ser capaz de estar presente em musicais em Londres, em orquestras alemãs ou em clubes de jazz holandeses. É uma Escola fantástica! "
Para acompanharmos mais de perto os projetos do Diogo Gomes podemos seguir a sua página de percussão.
O seu último projeto, "Percussion Meets the World", está cheio de criatividade e ficamos muito felizes por poder partilhá-lo!

Comments