Catarina Koppitz | Crescer com a música
- EMNSC
- Feb 10, 2016
- 2 min read
A Catarina Koppitz começou a estudar na EMNSC aos 5 anos de idade.
Durante um ano estudou violino com a professora Marilyn Brito, mas depois decidiu mudar para violoncelo e começou a ter aulas com o professor Andrej Michalczyk.
Conta-nos que às vezes, saía das aulas do professor Andrej muitíssimo feliz, porque havia trabalhado bem e sentia que as aulas haviam sido "divertidas", outras vezes saía a chorar, porque não tinha trabalhado como devia.
Lembra-se, divertida, das primeiras aulas que teve com o professor Andrej onde houve momentos que ainda a fazem sorrir e que a marcaram positivamente:
Andrej: Vamos fazer mais uma vez
Catarina: Outra?
Andrej: Mais duas
Catarina: 2?!
Andrej: 3
E depois desistia.
"O professor Andrej foi muito mais do que um professor para mim."
Das primeiras audições, recorda-se do nervosísmo com que subia ao palco.
"Era uma sensação incontrolável, apesar do público das nossas audições ter sido sempre muito "caseiro": pais e alunos da classe."
Foi na EMNSC que fez os seus maiores e melhores amigos. Pessoas incríveis com quem brincou, cresceu e partilhou lanches no intervalo da orquestra. Teve de conciliar tempos para estudar na EMNSC e no colégio alemão, mas considera que valeu a pena.
A decisão de ser músico, foi chegando e ficando, mas foi perto do 11º ano, altura em que já não se imaginava a fazer mais nada para o resto da vida e onde o apoio sempre presente da mãe, do professor Andrej e do irmão a motivaram e lhe deram a coragem necessária para seguir esse sonho, que tomou a decisão de continuar a fazer música!
Dos anos em que estudou e cresceu na EMNSC ficam as recordações dos professores incríveis que a acompanharam e lhe deram as bases que tem hoje em dia e, para além disso, as ótimas pessoas que conheceu, como por exemplo, as professoras Raquel Matos e Ana Paula, os professores Andrej, Henrique Piloto e Pedro Figueiredo.
Lembra com imenso carinho a querida D. Luciana, que foi como uma segunda mãe, tomando conta de todos os miúdos e ajudando quem precisava.
"Foi uma altura mesmo muito feliz da minha vida e na qual fiz amizades que acho que vão durar para sempre."
Quando saiu da EMNSC fez provas para começar a licenciatura na Academia Nacional Superior de Orquestra da Metropolitana em Lisboa, onde ainda hoje se encontra a estudar, no último ano de licenciatura com o professor Paulo Gaio Lima.

Comments